Resumo

Título do Artigo

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS CONTÁBIL-FINANCEIROS: ORIENTAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO E OPORTUNIDADES DE PESQUISA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Revisão sistemática da literatura (RSL)
Contabilidade financeira
Automação de processos

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Pedro Henrique Diehl Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Reumo

A automação de processos tem ganhado espaço dentro de todos as organizações. Entretanto, a automação das rotinas contábil-financeiras apresenta grande e crescente aplicabilidade. Ainda que a automação contábil não seja um fenômeno recente, diante novas tecnologias, impacto mais expressivo é esperado. Apesar disso, estudos voltados a orientar o processo de implementação de soluções de automação na contabilidade seguem escassos. Tal falta de orientação repercute em implementação frustrada, desperdício de recursos, e não aproveitamento dos potencias benefícios da automação de processos.
O problema de pesquisa que este estudo busca responder é contabilidade financeira? Para responde-lo, o objetivo da pesquisa consistiu em identificar as etapas necessárias para implementar automação em rotinas contábil-financeiras.
Em razão de ser uma Revisão Sistemática da Literatura, este estudo não apresenta uma seção de referencial teórico, uma vez que o assunto é desenvolvido dentro da seção de análise dos resultados.
Este estudo classifica-se como qualitativo, exploratório-descritivo, sendo utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura como forma de coleta dos documentos analisados. O termo de busca selecionado foi buscado nas bases de dados Scopus e Web of Science e, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foi atingida amostra de 28 artigos científicos. Para as análises, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo, apoiada pelo software NVivo, guiada por categorização theory-driven.
Inicialmente apresentou-se um panorama inicial da pesquisa sobre automação na contabilidade, que apresenta baixo volume de estudos. Falta de orientações e treinamento de funcionários para utilizar as ferramentas também foi observada. A partir das categorias, foram identificadas nove etapas necessárias para a implementação dessas soluções no contexto contábil. Avaliar as características dos processos mostrou-se a etapa principal, assim, também foram consolidadas as características dos processos automatizáveis. Por fim, foram consolidadas oportunidades de pesquisa dentro do tema.
Foram identificados dois requisitos necessários para a implementação de automação nos processos contábil-financeiros. O primeiro associado a necessidade de seguir as nove etapas identificadas, as quais anteriormente se encontravam dispersas na literatura. O segundo, diz respeito a avaliar a compatibilidade da ferramenta com as características dos processos que se intenciona automatizar.
Bakarich, K. M., & O’brien, P. E. (2021). The robots are coming …but aren’t here yet: The use of artificial intelligence technologies in the public accounting profession. Journal of Emerging Technologies in Accounting, 18(1), 27-43. https://doi.org/10.2308/JETA-19-11-20-47 Eulerich, M., Pawlowski, J., Waddoups, N. J., & Wood, D. A. (2022). A Framework for Using Robotic Process Automation for Audit Tasks. Contemporary Accounting Research, 39(1), 691-720. https://doi.org/10.1111/1911-3846.12723