1 - Helena Farias Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Carla Bonato Marcolin UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)
3 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
4 - Carolina Coelho da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
5 - Leonardo Caixeta de Castro Maia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
Reumo
A Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, estabeleceu seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tratando mudanças climáticas, energia renovável, alimentação, saúde, qualidade da água, equidade e justiça social. Venkataraman (2009) afirma que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pode auxiliar a colocar os ODS em prática, para irem além do campo teórico. A comunidade educacional vem lutando para utilizar o conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável, já que a educação é ferramenta fundamental para ensino e prática dos ODS.
Considerando que as Universidades são atores fundamentais na disseminação de conhecimento e pensamento crítico para compreensão a adoção dos ODS, este estudo tem por objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura para verificar como estão sendo avaliados os ODS no contexto das Universidades, além de encontrar lacunas, palavras-chaves com maior ocorrência, autores e trabalhos mais relevantes no âmbito desse tema, utilizando para isso ferramentas de inteligência artificial.
A UNESCO considerou 2005-2014 como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, no qual a OCDE irá auxiliar destacando boas práticas nos currículos escolares para o desenvolvimento sustentável. Segundo Adomßent et al. (2014), estão surgindo debates sobre a importância da educação para a sustentabilidade com base em discussões sobre o papel das instituições de ensino superior (IES). A promoção da educação para a sustentabilidade no ensino superior é fundamental para construir um futuro sustentável, ao passo que leva a juventude para o cerne das preocupações com sustentabilidade.
A partir das análises, observa-se que apesar de ser um tema recente na literatura, os estudos que abordam a Agenda 2030 e os ODS nas Universidades vem se tornando um campo de estudo relevante no contexto do desenvolvimento regional sustentável. Segundo Crow (2014) e Boulton e Lucas (2009), as universidades ocupam um lugar privilegiado dentro da sociedade, com um inquestionável protagonismo em torno da criação e difusão do conhecimento, além de serem potentes impulsionadores de inovação global, nacional e local que promovem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.
Em síntese, os resultados demonstraram que dos 97 artigos analisados há uma discrepância entre os três artigos mais citados, sendo que o artigo com maior número de citações não abordava o tema central desta pesquisa que são os ODS na Universidades. Em síntese, os resultados demonstram a necessidade de pesquisas que abordem de forma mais específica a importância da adesão das Universidades aos ODS no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, apresentando casos práticos nas universidades, considerando o papel de protagonismo na formação e difusão de conhecimento.
Adomßent, M., Fischer, D., Godemann, J., Herzig, C., Otte, I., Rieckmann, M., & Timm, J. (2014). Emerging areas in research on higher education for sustainable development–management education, sustainable consumption and perspectives from Central and Eastern Europe. Journal of cleaner production. Boulton, G., & Lucas, C. (2011). What are universities for? Chinese Science Bulletin, 56(23), 2506-2517. Crow M (2014) What is the role of universities in global development. The World Bank Blogs. 2014, Feb 10, https://blogs.worldbank.org/education/what-role-universities-globaldevelopment.