Resumo

Título do Artigo

O Engajamento influencia no consumo de produtos verdes? Um estudo com universitários do estado do Rio Grande do Sul
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Palavras Chave

Engajamento
Consumo verde
Universitários

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Carine Dalla Valle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
2 - Leander Luiz Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
3 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
4 - Simone Alves Pacheco de Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração

Reumo

Nesse cenário de transformações,cada vez mais as empresas estão operando em situações de crescente escassez de recursos naturais,sérios danos ao meio ambiente, condições climáticas extremas,desigualdades sociais e adversidades econômicas (Budhwar e Cumming,2020).Neste interim,o consumo verde tem sido considerado uma alternativa promissora para mitigar os problemas ambientais e promover o desenvolvimento sustentável (Elhaffar et al.,2020),tornando-se,assim,um compromisso dos indivíduos e organizações em comprar, transformar ou adquirir produtos verdes.
Questão central de pesquisa: qual a percepção dos estudantes universitários sobre o engajamento no consumo verde? Para responder a tal problemática, propõe-se o seguinte o objetivo: avaliar a influência do engajamento sobre o comportamento de compra e o consumo de produtos verdes. Como esse domínio é pouco pesquisado, os resultados do estudo contribuirão para os campos de estudos organizacionais e sustentabilidade nos níveis acadêmico e prático.
O consumo verde é um conceito que atribui ao consumidor a responsabilidade ou corresponsabilidade pelo enfrentamento dos problemas ambientais por meio da adoção de comportamentos ecologicamente corretos (Testa et al.,2020),assumindo uma perspectiva ampliada, considerado como orientado para o desenvolvimento sustentável.Piligrimienė et al. (2020) argumentam que a interpretação do conceito geralmente depende do objeto do compromisso (produto, marca, publicidade, criação de valor, etc) de modo geral, o engajamento reflete uma relação interativa de consumo com um objeto específico.
Verifica-se que as variáveis atitude ambiental, engajamento comportamental, engajamento seletivo e engajamento energético influenciam positivamente o comportamento de compra verde. A variável e eficiência responsável percebida não foi significativa. Os resultados obtidos mostram que quando os consumidores acreditam que seu comportamento pode contribuir para atingir seus objetivos, a relação entre a atitude e o comportamento se tornará mais forte.Além disso, o comportamento de consumo verde é considerado um requisito indispensável para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Atenta-se que a pesquisa sobre engajamento revela o reconhecimento do papel, das atitudes e comportamentos do consumidor na criação de sua experiencia de consumo.Nesse sentido, os achados evidenciam que o engajamento possui impacto positivo no comportamento de compra verde.Este estudo sugere que, ao responder aos debates para o desenvolvimento sustentável,o comportamento de compra e consumo estão relacionados a problemas ambientais e de recursos e são motivados não apenas pelo desejo de satisfazer as necessidades de um indivíduo,mas também pela preocupação com o bem-estar da sociedade.
Budhwar, P., & Cumming, D. (2020). New Directions in Management Research and Communication: Lessons from the COVID‐19 Pandemic. British Journal of Management, 31(3), 441–443. doi:10.1111/1467-8551.12426. Chaudhary, R. and Akhouri, A. (2019), "CSR perceptions and employee creativity: examining serial mediation effects of meaningfulness and work engagement", Social Responsibility Journal, Vol. 15 No. 1, pp. 61-74. https://doi.org/10.1108/SRJ-01-2018-0018. ElHaffar, G., Durif, F., & Dubé, L. (2020). Towards closing the attitude-intention-behavior gap in green consumption: a narrative review of th