Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NOS RELATOS INTEGRADOS DE EMPRESAS POTENCIALMENTE POLUIDORAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Relato Integrado
Capitais não Financeiros
Teoria da Legitimidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Alex Jardim Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)
2 - Glaysson Aguilar de Araujo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FACE)
3 - Bruna Camargos Avelino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Reumo

O International Integrated Reporting Council (IIRC – Conselho Internacional para o Relato Integrado) é um grupo formado para desenvolver um framework internacional para a elaboração do Relato Integrado, o qual é uma forma de divulgação de informações financeiras e não financeiras aos stakeholders em um único relatório. A estrutura internacional para o Relato Integrado foi concluída em 2013 e, desde então, são constantes as discussões acerca deste relatório. Nesse contexto, a divulgação de informações sociais e ambientais é um mecanismo de prestação de contas das organizações (BACHOO, 2013).
O presente estudo parte da seguinte questão: Qual o nível de divulgação de informações sobre sustentabilidade nos Relatos Integrados das empresas potencialmente poluidoras listadas na B3? Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual o nível de divulgação de informações sobre sustentabilidade nos Relatos Integrados das empresas potencialmente poluidoras listadas na B3.
Para evitar crises de legitimidade, uma organização fará tudo que considerar necessário para preservar sua imagem, devido a isso, as empresas passaram a divulgar cada vez mais informações sociais e ambientais (VILLIERS; VON STADEN, 2006). Nesse sentido, o Relato Integrado visa melhorar a qualidade das informações contidas nos relatórios, dando ênfase à conectividade de informações, clareza, consistência, relevância estratégica, concisão, comparabilidade e orientação para o futuro (IIRC, 2013a).
O objetivo proposto foi alcançado por meio da análise de indicadores-chave de desempenho (KPIs) dos capitais não financeiros propostos pelo IIRC, tendo sido realizadas análises de relatórios compreendidos entre os anos de 2018 e 2020, por intermédio da aplicação de um checklist composto por 34 KPIs. Os dados foram sumarizados por meio de tabelas, sendo realizadas análises de frequência para evidenciar as características gerais da amostra. Ainda, procedeu-se à análise comparativa tanto entre as informações de ambos os anos estudados quanto entre as informações de todas as empresas estudadas.
Em suma, os resultados alcançados sugerem que o índice de divulgação das informações não financeiras, pelas empresas analisadas no estudo, foi classificado como satisfatório. Considerando a análise individual por capital, o capital intelectual foi o capital que atingiu a menor classificação entre os capitais, sendo classificado como insatisfatório. Os capitais social e de relacionamento e humano apresentaram índices de divulgação satisfatórios. Enquanto o capital natural foi o único que obteve ID classificado como bom, o que corrobora a Teoria da Legitimidade.
De maneira geral, há uma flexibilidade e uma subjetividade quanto à elaboração do Relato Integrado, entretanto, há diretrizes que foram recomendadas pelo IIRC para a divulgação das informações, e, a partir dos resultados encontrados, as empresas ainda podem melhorar na divulgação das informações sobre sustentabilidade, conforme tais diretrizes. Boa parte das empresas estudadas já divulgam as informações não financeiras recomendadas satisfatoriamente, visto que esta divulgação auxilia na legitimação e, consequentemente, na continuidade das organizações.
BACHOO, Kaveen; TAN, Rebecca; WILSON, Mark. Firm value and the quality of sustainability reporting in Australia. Australian Accounting Review, v. 23, n. 1, p. 67-87, 2013. DE VILLIERS, Charl; VAN STADEN, Chris J. Can less environmental disclosure have a legitimising effect? Evidence from Africa. Accounting, organizations and society, v. 31, n. 8, p. 763-781, 2006. IIRC - International Integrated Reporting Council. A estrutura internacional para relato integrado, versão em português, 2013a.