1 - Fernanda Edileuza Riccomini UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
2 - Jose Eduardo Storopoli UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
Reumo
Professores universitários desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade do Ensino Superior, entretanto, de maneira geral, o docente, que não tem formação relacionada à pedagogia, tem maior dificuldade em se ajustar às mudanças que vêm ocorrendo nas relações de ensino e aprendizagem. Tais dificuldades acontecem primeiro pela gama de disciplinas diferentes ministradas, segundo por conta da diversidade dos alunos e as novas necessidades do mercado de trabalho, e terceiro pelo acesso e uso de recursos tecnológicos que auxiliam nessas relações.
A qualidade da educação pode ser melhorada ao se investir e fortalecer as competências dos docentes, permitindo-lhes implementar inovações em suas aulas. Este estudo teve como objetivo investigar quais são as relações entre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo do docente e o desempenho dos alunos, e em qual medida elas acontecem.
Para atingir este objetivo, teoricamente foi abordado o modelo do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (Technological Pedagogical and Content Knowledge – TPACK) de Mishra & Koehler (2006). O modelo TPACK é um construto teórico relevante e descreve os tipos de conhecimento exigidos dos professores para a integração bem-sucedida da tecnologia no ensino.
Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa que usa um modelo de regressão Bayesiano. Foram utilizados dados secundários do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE dos cursos de administração de universidades brasileiras, com um total de 24.418 estudantes respondedores. Foram utilizadas proxies do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo do docente como variáveis independentes, mensuradas por perguntas respondidas pelo aluno no Questionário do Estudante do ENADE. O desempenho dos alunos é a variável dependente e foi mensurada pelos componentes de notas do ENADE.
Os resultados demonstram que existe associação positiva dos conhecimentos tecnológicos dos docentes e dos conhecimentos de conteúdo dos docentes e o desempenho dos alunos, entretanto a associação é negativa quando a relação é entre os conhecimentos pedagógicos dos docentes e o desempenho dos alunos. Os conhecimentos tecnológicos dos docentes possuem em maior medida uma associação positiva com a nota do componente específico e nota geral, já os conhecimentos de conteúdos dos docentes se associam positivamente, em maior medida, como a nota de formação geral.
Os achados da pesquisa indicam que ainda há muitas divergências empíricas e que a análise limitada a apenas alguns domínios do TPACK indicam um ponto de partida entre a análise das relações entre o modelo TPACK, considerando todos os seus domínios, e a relação que ele possui com o desempenho do aluno.
Mishra, P. & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054.
Shulman, L. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.
Miranda et al. (2015). Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, 7(20), 175-209.
INEP. (2020). Resultados - Relatórios de Síntese de Área - Administração. Disponível em https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2018/Administracao.pdf . Acesso: 26/04/2022.