Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE GOVERNANÇA CORPORATIVA E DESEMPENHO FINANCEIRO DAS EMPRESAS INTEGRANTES DOS SEGMENTOS CÍCLICO E NÃO CÍCLICO NO NOVO MERCADO DA B3-BRASIL, BOLSA, BALCÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade financeira
Estrutura de governança
Estratégia

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - François Fabiane Trento
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - CASCAVEL
2 - Geysler Rogis Flor Bertolini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - Ivano Ribeiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel

Reumo

A governança corporativa é um mecanismo de controle, no qual conecta acionistas e a gestão da companhia, além disso, pode ser entendida como uma ferramenta capaz de mitigar os problemas da agência, proporcionando maiores mecanismos para a promoção da sustentabilidade empresarial.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre governança corporativa e desempenho financeiro das empresas integrantes dos segmentos cíclico e não cíclico no Novo Mercado da B3-Brasil, Bolsa, Balcão.
O estudo se classifica majoritariamente como quantitativo e documental, recorrendo a dados disponibilizados no site da B3, site corporativo das empresas e programa Economatica para o levantamento de dados. O método utilizado para atingir o objetivo proposto se embasa em um índice de governança corporativa desenvolvido, o qual é dividido em cinco dimensões: diretoria, conselho de administração, auditoria, reuniões do conselho e princípios da governança corporativa. O corte temporal é de 2018 a 2020, totalizando 178 observações.
Para análise dos dados foi utilizada a correlação de Pearson e regressão linear múltipla com o auxílio do sistema SPSS.
Os resultados apontam que o tamanho do conselho de administração e a empresa ser auditada por uma Big Four tem relação positiva com o desempenho financeiro das empresas, já membros independentes do conselho de administração, a dualidade da diretoria e quantidade de reuniões anuais apresentam relação negativa com o desempenho financeiro. Além disso, a diversidade de gênero em grupos estratégicos não apresentou resultados conclusivos.
A contribuição da pesquisa se volta para maior compreensão da estrutura de governança das empresas brasileiras que estão inseridas no nível mais elevado do mercado acionário brasileiro, sob a análise aprimorada de como está fundamentado este arranjo corporativo.