Resumo

Título do Artigo

TORNANDO-SE MESTRE: experiências no estágio docência e suas contribuições para a atuação docente em cursos de Administração
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Formação Docente
Estagiário Docente
Aprendizagem Experiencial

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Karine de Jesus Rodrigues Santana
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Victor Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

A formação acadêmica procura desenvolver saberes e competências que também são exigidas no exercício profissional. No caso daqueles interessados em serem professores, a pós-graduação, por meio do estágio docência, possibilita-os experimentar, de forma supervisionada, a prática docente, procurando suprir, por meio da avaliação e vivência, as dificuldades inerentes à formação e ao exercício profissional (FISCHER, 2006; FERREIRA; LEAL; FARIAS, 2020).
Quais as contribuições do estágio docência na atuação docente? O objetivo deste estudo consiste em analisar, a partir das experiências de egressos de pós-graduação em Administração, as contribuições do estágio docência na sua atuação como professor.
O estágio docência é uma das poucas metodologias direcionadas à formação didática do professor (MIRANDA; CASA NOVA; LEAL, 2018), constituindo como uma possibilidade de reduzir que o Ensino Superior seja impactado por docentes sem formação de caráter pedagógico (JOAQUIM, et al., 2011; ALFREDO, 2019). De uma forma geral, o estágio docência é uma ferramenta essencial para a aprendizagem experiencial do novo professor, pois apresenta aos futuros professores condições de detectar e superar uma visão simplista dos problemas de ensino-aprendizagem (CARVALHO, 2012).
Trata-se de um estudo qualitativo, descrito e de campo (GIL, 2002). Para a obtenção do material empírico, realizou-se entrevistas episódicas (MUELLER, 2019) com 16 egressos de pós-graduação em Administração que atuam ou já atuaram como docente. Focou-se em três entrevistas representativas dos três perfis de estagiários encontrados: os recém-graduados com pouca experiência profissional; os graduados com experiência profissional em outras áreas; e os graduados com experiência docente.
A docência foi o principal motivo destacado pelos entrevistados para a realização do curso de Mestrado em Administração, entendendo que o curso e a sua titulação permitem o exercício da profissão de professor. Os entrevistados recordaram de suas experiências no estágio docência, especialmente na relação estagiário-orientador e estagiário-aluno, o que indica a importância das interações na aprendizagem experiencial. As contribuições do estágio docência, na perspectiva dos estagiários entrevistados, convergem para as contribuições encontradas na literatura.
O estágio de docência contribuiu para a compreensão de que a atividade docente requer aprendizagem constante, não só de conteúdos teóricos, mas de conhecimentos sociais, principalmente no que diz respeito à história e vivência dos alunos. Além disso, as experiências anteriores dos estagiários influenciaram na orientação e na supervisão recebida ao longo da disciplina.
FISCHER, T. Uma luz sobre as práticas docentes na pós-graduação: a pesquisa sobre ensino e aprendizagem em administração. RAC, v. 10, n. 4, p. 193-197, 2006. FERREIRA, L. V.; LEAL, E. A.; FARIAS, R. S. O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da pós-graduação em contabilidade. REPeC, v. 14, n. 2, p. 158-176, 2020. MUELLER, R. A. Episodic narrative interview: capturing stories of experience with a methods fusion. International Journal of Qualitative Methods, v. 18, p. 1–11, 2019.