Resumo

Título do Artigo

BLOCKCHAIN, RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E REDUÇÃO DA ASSIMETRIA INFORMACIONAL
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Blockchain
Teoria da Agência
Value relevance

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Editinete André da Rocha Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAC
2 - Luís Felipe Da Costa Monteiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC - UFC
3 - MARILENE FEITOSA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - departamento de contabilidade
4 - Eduardo Rodrigues Linhares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC

Reumo

O uso das tecnologias disruptivas são capazes de proporcionar mudanças nas estruturas sociais, econômicas e na informação contábil. Dentre estas, destaca-se a blockchain. Tal tecnologia é capaz de estabelecer entre os agentes e suas relações: confiança, por meio da colaboração, segurança através da criptografia e agilidade por meio de código inteligente (NAKAMOTO, 2008; YERMACK, 2017). Em contribuição ao value relevance, sob a ótica da teoria direct valuation ou da teoria inputs-to-equity-valuation, a blockchain pode melhorar a confiabilidade das informações geradas.
O ensaio teórico argumenta se a blockchain gera valor para a informação contábil e reduz o custo de agência. O Estudo infere que a blockchain pode agregar valor à relevância de informação contábil na medida em que a tecnologia torna as informações contábeis mais confiáveis, verificáveis e tempestivas. Essa construção objetiva analisar o potencial impacto positivo dos efeitos dessa tecnologia na geração de informações contábeis com value relevance e na redução do custo de agência.
O estudo utiliza-se da base teórica do value relevance e a teoria da agência (JENSEN; MECKLING, 1976). A contribuição da blockchain para a contabilidade consiste na garantia de objetividade, verificabilidade, confiabilidade e subsídio para a tomada de decisão (CERQUEIRA; BISPO; LEITE FILHO, 2019; MACEDO et al., 2011; TREIBLMAIER, 2019; TSAI et al., 2016). A aplicação da blockchain à teoria da agência está relacionada à redução dos custos de agência e da subjetividade na avaliação de fatores determinantes para a realização de transações (ALSAQA; HUSSEIN; MAHMOOD, 2019; WRIGHT; DE FILIPPI, 2015
A utilização da blockchain contribui para o value relevance, por implementar a clareza, confiabilidade e tempestividade das informações geradas e divulgadas, o que proporciona maior relevância para a informação contábil. Logo, a convergência de interesses do agente aos interesses do principal, a descentralização do poder informacional e a repartição das funções de gerenciamento e de controle, podem ser incrementados por meio da utilização da tecnologia disruptiva. Propõe-se que: P1: Blockchain aumenta a relevância da informação contábil. P2: A tecnologia blockchain reduz o custo de agência.
A utilização da blockchain para o value relevance implementa a clareza, confiabilidade e tempestividade, aumentando a relevância da informação contábil (CROSBY et al., 2016). A convergência de interesses do agente aos interesses do principal, a descentralização do poder informacional e a repartição das funções de gerenciamento e de controle, podem ser incrementados por meio da utilização da tecnologia disruptiva, portanto, a tecnologia blockchain reduz o custo de agência (JENSEN; MECKLING, 1976; CERQUEIRA; BISPO; LEITE FILHO, 2019).
CERQUEIRA, A. J. F.; BISPO, J. S.; DIAS FILHO, J. M. Manutenção de registros no processo da evolução social e econômica: da era primitiva à era do blockchain. Revista de gestão, finanças e contabilidade, v. 9, n. 3, p. 93-106, 2019. JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. Specific and general knowledge and organizational structure. Journal of Applied Corporate Finance, v. 8, n. 2, p. 251-274, 1995. NAKAMOTO, Satoshi. Bitcoin: A peer-to-peer electronic cash system. Decentralized Business Review, p. 21260, 2008.