1 - Mariana Vargas Braga da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Pós Graduação
2 - Paola Schmitt Figueiró UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Campus II
Reumo
O mundo dos negócios ainda almeja a produtividade, o lucro, a satisfação de acionistas e stakeholders, a competitividade. Nada mudou em relação a estes fins, embora, somado a esta lógica tradicional do business, outras variáveis venham se apresentando cada vez mais como fundamentais na forma de conduzir os negócios. Nas últimas décadas, muito se menciona sobre esse tripé da sustentabilidade, um repensar do sistema econômico, social e ambiental (KAHN, 2022). Neste artigo, a dimensão social será o olhar trabalhado para identificar as particularidades de cada temática.
O foco desta pesquisa está em esclarecer a dimensão social (S) das organizações e como a literatura de ESG apresenta intersecção com outras temáticas relevantes. Para a discussão, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e a Gestão da Diversidade são trazidas como representativas desta dimensão. Neste sentido, cabe compreender quais as intersecções e finalidades de cada conteúdo discutido na literatura. Portanto, o objetivo central desta pesquisa é articular as intersecções teóricas de ESG, RSC e Gestão da Diversidade e verificar como estão comunicados em Relatório de Sustentabilidade.
Neste contexto, ESG adota um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança, e ganha visibilidade no mundo corporativo, em razão das mudanças de comportamento do consumidor e da sociedade (CLARK; VIEHS, 2014). A relevância de aproximar com a literatura de RSC se dá pelo fato de que as empresas que trabalham com RSC se tornam parceiras e corresponsáveis pelo desenvolvimento social (ETHOS, 2022). Já, a gestão da diversidade propõe um conjunto de medidas à incluir pessoas e a gerenciar o crescimento e retenção destes profissionais nas empresas (NKOMO et al., 2019;YADAV; LENKA, 2020).
A pesquisa possui natureza qualitativa, inicialmente articula a construção teórica com a principal literatura de ESG, RSC e “Gestão da Diversidade”. As discussões seguem no sentido de uma proposição de aproximação teórica dos temas, estabelecendo relações e limites de cada uma das temáticas. Em complementar, uma análise documental foi realizada para identificar como uma organização comunica suas ações em cada temática. Para tanto, foi utilizado o Relatório de Sustentabilidade (ano vigente 2021) Lojas Renner para ilustrar e caracterizar o desdobramento empírico destas teorias.
O artigo fornece insights teóricos sobre as relações dos conteúdos das temáticas mencionadas. A fim de diferenciar cada um dos dados apresentados, são identificadas intersecções das temáticas na literatura e apresentados os resultados principais de comparativos dos entendimentos teóricos das temáticas, organizando os dados coletados em análise documental complementar com o Relatório de Sustentabilidade das Lojas Renner S.A., ano vigente (2021). A reorganização dos dados divulgados no relatório foi realizada, de acordo com a lógica estabelecida na revisão da literatura.
A partir das intersecções teóricas de ESG, RSC e Gestão da Diversidade foi possível esclarecer as relações das temáticas e a importância de cada abordagem para o campo, permitindo orientar a construção da dimensão social nas organizações. As principais intersecções observadas na literatura envolvem as atividades realizadas para promover ações inclusivas, contratar pessoas diversas e reportar as medidas – GRI, Relatórios (ESG). As três temáticas também mencionam medidas que envolvem os atores e a terceira relação identificada refere-se aos resultados (financeiros, competitividade e imagem).
ETHOS, Instituto Ethos de Resposabilidade social e empresarial. Do ESG ao ASG: como sua empresa transmite seus valores? 2022 Disponível em: https://www.ethos.org.br/conteudo/opinioes-e-analises/do-esg-ao-asg-como-sua-empresa-transmite-seus-valores/ último acesso: 01 jun 2022.
NKOMO, Stella M.; BELL, Myrtle P.; ROBERTS, Laura Morgan. Diversity at a Critical Juncture: New Theories for a Complex Phenomenon. Academy of Management, 2019. https://doi.org/10.5465/amr.2019.0103
YADAV, Shatrughan; LENKA, Usha. Diversity management: a systematic review. Equality, Diversity and Inclusion, Vol. 39 No. 8,