1 - Celson Francisco Bertanha UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - |Interlagos
2 - Flavia Cristina da silva UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Mestrado Profissional em Administração
3 - Fábio Ytoshi Shibao UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Interlagos
Reumo
O último trecho de um processo logístico de transporte é considerado o mais complexo, uma vez que está sujeito à diversas variáveis externas que não podem ser controladas pelos operadores. Quanto mais cresce o comércio eletrônico e aumenta a demanda de produtos, maiores se tornam os desafios para diminuir os custos e prazos. O trânsito dos grandes centros, as restrições de circulação de veículos em vias e horários, as dificuldades de comunicação assertiva entre varejo, transportadores e clientes são algumas das barreiras para a eficiência na última milha.
Problema de Pesquisa: ESG – Environmental, Social and Governance é um modelo de gestão compatível com as esferas públicas e privadas, praticado pelos países desenvolvidos desde o início da década de 2000, que requer a maturidade das práticas ambientais, sociais e de governança (Li et al, 2021). A dimensão ambiental inclui desde a gestão de emissões atmosféricas até o compromisso com a inovação no desenvolvimento de produtos ambientalmente amigáveis. Já a esfera social corresponde aos impactos positivos ou negativos que o desempenho da empresa possa causar na qualidade de vida da sociedade.
Como a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) da literatura proposta por Thomé et al. (2016) e Ferreira (2002) para entender a última milha no ciclo do ESG – Environmental, Social and Governance. A Revisão de Literatura hibrida conforme Paul, Parthasarath e Gupta (2017) combina dois ou mais métodos de análise bibliográfica, no caso deste estudo análise bibliométrica e o modelo de investigação TCM - Theory, Context and Method.
As tendências de pesquisa identificadas nesta análise bibliométrica estão relacionadas ao trabalho conjunto para reduzir consideravelmente as emissões de poluentes, redução de custos e melhoria do tráfego nas cidades devido o aumento das entregas de last mile.
Pautado pela diretriz PRISMA, este estudo emprendeu uma revisão sistemática híbrida que conjugou a técnica de análise bibliométrica e o modelo de investigação de teoria, contexto e método e teve por objetivo investigar como os princípios do ESG podem se relacionar com as operações logísticas para promover a sustentabilidade na última milha.
Li, T. T., Wang, K., Sueyoshi, T., & Wang, D. D. (2021). ESG: Research progress and future prospects. Sustainability, 13(21), 11663.
Paul, J., Parthasarathy, S., & Gupta, P. (2017). Exporting challenges of SMEs: A review and future research agenda. Journal of World Business, 52(3), 327–342. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2017.01.003
Thomé, A. M. T., Scavarda, L. F., & Scavarda, A. J. (2016). Conducting systematic literature review in operations management. Production Planning & Control, 27(5), 408-420.