Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DO ENGAJAMENTO EM PRÁTICAS AMBIENTAIS, SOCIAIS E DE GOVERNANÇA SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Práticas ambientais, sociais e de governança.
Desempenho financeiro.
Value Enhancing Theory.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Leonardo Moura Peixoto Neto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
2 - HYANE CORREIA FORTE
Universidad de Valladolid - Escuela de Doctorado
3 - LARISSA KAROLINE SOUZA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)

Reumo

Atributos ambientais, sociais e de governança (ASG) tornaram-se importantes ferramentas nas estratégias de negócios das empresas (Shakil, 2021; Yoon, Lee, & Byun, 2018). Investidores têm passado a demandar das empresas, com maior frequência, mais ações sustentáveis que contribuam com o bem-estar social, além da tradicional performance financeira (Shakil, 2021). Assim, gestores de recursos e fundos soberanos têm incorporado critérios ASG como pilares centrais para suas tomadas de decisões de alocação de investimentos (CFA Institute, 2018).
A transparência dos atributos ASG podem afetar a reputação da empresa frente aos seus concorrentes e, consequentemente, sua vantagem competitiva e seu valor de mercado (Chen & Xie, 2022; Fafaliou et al., 2022). Nessa perspectiva, tem-se o seguinte questionamento de pesquisa: Qual a influência do engajamento em práticas ambientais, sociais e de governança sobre o desempenho financeiro das empresas listadas na B3? O objetivo é investigar a influência do engajamento das empresas em práticas ASG sobre o desempenho financeiro das empresas listadas na B3.
A Value Enhancing Theory aponta que a integração de atividades socialmente responsáveis em estratégias e práticas corporativas podem gerar vantagens competitivas que promovem a criação de valor de longo prazo para o acionista (Miralles-Quirós, Miralles-Quirós, & Gonçalves, 2018; Yoon et al., 2018). Assim, sugere-se que os atributos ASG podem aumentar o desempenho financeiro das empresas, por meio da transparência, maior responsabilidade e aprimoramento da confiança das partes interessadas (Chen & Xie, 2022; Li et al., 2018; Yoon et al., 2018).
Foram analisadas 685 observações de 85 empresas listadas na B3, que foram avaliadas pela CSRHub Consensus ESG Ratings, agência de rating que fornece informações ASG, e apresentaram informações financeiras no Economática®, no período de 2010 a 2019. E, por fim, foram realizadas análises multivariadas para se investigar o efeito do engajamento em práticas ASG sobre o desempenho financeiro. Os dados da pesquisa estimados e analisados por meio do modelo de regressão Pooled OLS. Todas as análises do estudo foram executadas pelo software Stata versão 16.
A pesquisa confirma a influência do engajamento em práticas ambientais, sociais e de governança sobre o desempenho financeiro das empresas listadas na B3. Os achados do estudo mostram que as práticas ASG impactam positivamente no desempenho financeiro das organizações. Mais especificamente, extraiu-se que estar presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial tende a fazer com que a empresa seja mais propensa a apresentar um desempenho financeiro mais elevado. Essa mesma perspectiva vale para as empresas que apresentam um elevado nível de desempenho ASG.
O trabalho teve como objetivo investigar a relação entre o engajamento em práticas ASG e o desempenho financeiro das empresas, tendo utilizado como amostra as empresas listadas na B3. A pesquisa verificou que as empresas que adotam práticas ASG tem seu desempenho financeiro positivamente influenciado. Ou seja, empresas que estão presentes na carteira do ISE da B3 S.A. ou têm elevado nível de engajamento em práticas ASG, tendem a ter um maior desempenho financeiro.
Velte, P. (2017). Does ESG performance have an impact on financial performance? Evidence from Germany. Journal of Global Responsibility, 8(2), 169–178. https://doi.org/10.1108/JGR-11-2016-0029 Yoon, B., Lee, J. H., & Byun, R. (2018). Does ESG performance enhance firm value? Evidence from Korea. Sustainability (Switzerland), 10(10), 3635. https://doi.org/10.3390/su10103635 Zhao, C., Guo, Y., Yuan, J., Wu, M., Li, D., Zhou, Y., & Kang, J. (2018). ESG and corporate financial performance: Empirical evidence from China’s listed power generation companies. Sustainability (Switzerland), 10(8), 1–18.