Resumo

Título do Artigo

Competências Tecnológicas para o Ensino Superior: estudo em IES privadas do Nordeste.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Competências Tecnológicas
Docentes
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Maria dos Remédios Magalhães Santos
FACULDADE PEDRO LEOPOLDO (FPL) - Pedro Leopoldo - MG
2 - Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
FACULDADE PEDRO LEOPOLDO (FPL) - Pós-Graduação
3 - DOMINGOS ANTÔNIO GIROLETTI
FACULDADE PEDRO LEOPOLDO (FPL) - FPL

Reumo

As novas tecnologias afetam o processo formativo e a dinâmica institucional. Camacho et al. (2020), referindo-se ao contexto pandêmico, esclarecem que os docentes devem realizar intervenções significativas, aproveitando os recursos disponíveis. O desenvolvimento de competências tecnológicas torna-se essencial. As transformações em curso e as nuances da cultura digital requerem novas competências para aprimorar as práticas pedagógicas e promover uso consciente das TICs (Cassundé et al., 2017; Schleicher, 2016).
Considerando a relevância das competências tecnológicas para o exercício da docência, coloca-se o seguinte problema de pesquisa: como se dá o desenvolvimento de competências tecnológicas de docentes em instituições de ensino privadas? A pesquisa teve por objetivo geral “averiguar o desenvolvimento de competências tecnológicas de docentes em IES privadas no Nordeste do país”. Os objetivos específicos são: a) descrever o contexto institucional; b) identificar as competências tecnológicas requeridas dos docentes; e c) verificar os meios empregados para o desenvolvimento dessas competências.
Na contemporaneidade, a emergência das TIC’s e das tendências vinculadas à Quarta Revolução estimularam discussões acerca do desenvolvimento de competências relacionadas ao uso de novas tecnologias. No âmbito da cultura digital, as competências tecnológicas têm sido relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para o uso crítico dos recursos disponíveis (Cassundé et al., 2017; Schleicher, 2016; Silva, 2020; Silva e Behar, 2019).
Realizou-se estudo descritivo de casos múltiplos (Yin, 2010). As unidades de análise são as instituições de ensino denominadas IESPI e IESNOR. A obtenção de primários envolveu a aplicação de questionário eletrônico e entrevista. A análise dos dados envolveu técnicas distintas e complementares. A triangulação representou uma estratégia fundamental para ampliar a compreensão do objeto de estudo. Para dados quantitativos foram aplicados procedimentos de estatística descritiva. O tratamento de dados qualitativos fundamentou-se em Análise de Conteúdo (Bardin (2011).
Nas duas instituições o ambiente foi afetado pelas transformações tecnológicas e adversidades do contexto. Aspectos relacionados ao modelo de gestão, inovações, infraestrutura e comunicação institucional determinam a dinâmica funcional. Diversas competências tecnológicas têm sido requeridas dos docentes nas instituições analisadas. Para o desenvolvimento dessas competências vários recursos têm sido empregados como dispositivos, plataformas digitais e redes sociais. As dimensões técnica e humana tornam-se relevantes no processo de desenvolvimento de competências tecnológicas.
Em relação ao objetivo geral da pesquisa, pode-se afirmar que o desenvolvimento de competências tecnológicas é um processo complexo que envolve iniciativas institucionais e individuais. O posicionamento dos docentes frente às adversidades do contexto representa um aspecto relevante. Múltiplas competências tecnológicas têm sido requeridas dos docentes. Sobre os recursos empregados, o YouTube tem sido a principal plataforma utilizada. Os dispositivos e redes sociais mais utilizadas são notebook, smartphone e computador/desktop; WhatsApp, Instagram e Facebook.
Silva, F. A. (2020). Desenvolvimento de competências tecnológicas docentes: estudo em unidade de rede de ensino privado, em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração) - FPL. Silva. K. K. A. & Behar, P. A. (2019). Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista. I Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698209940 Silva, V. L., Kovaleski, J. L. & Pagani, R. N. (2019). Competências bases para o trabalho humano na Indústria 4.0. Revista Foco, 12(2), 112-129.