Empreendedorismo Étnico (EE) é um fenômeno organizacional emergente que pode ser influenciado pela cultura, história, identidade, religião, etnia, raça dentre outros. Ganha contornos quando da migração para o trabalho em países com renda e oportunidades mais rentáveis que o país de origem, ou dentro do ambiente social. O fenômeno também pode ser influenciado pelas diásporas, por conflitos e/ou catástrofes. Além disso, embora haja um esforço de pesquisa de cerca de vinte anos, ainda há espaço para avanços
Destaca-se a necessidade da compreensão da produção científica sobre o empreendedorismo étnico (EE), bem como, suas diferentes influências e dinâmicas. Nesse sentido, justifica-se a construção deste estudo a partir das seguintes perguntas de pesquisa: (i) quais as características da pesquisa em empreendedorismo étnico no mundo? (ii) Como as pesquisas desenvolveram-se nos últimos cinco anos? (iii) Quais as abordagens teóricas utilizadas? (iv) Quais são os temas abordados? (v) Qual a agenda de pesquisa futura? Desse modo, tem-se como objetivo construir uma revisão para responder esses elementos.
Um esforço teórico do campo gira em torno de três principais pilares (Vershinina & Rodgers, 2019): os estudos de capital social, da teoria da imersão, o no conceito de imersão mista de Kloosterman (2010). Notadamente, apenas os fatores econômicos não seriam suficientes para determinar o sucesso dos empreendedores étnicos. Desse modo, parece haver uma imersão em uma gama de fatores em que o empreendedor étnico se alicerça para constituir um novo negócio.
Na discussão são apresentadas uma análise bibliométrica, uma análise de rede, análise de citações e cocitações, rede de cocitações, meta-análise das bibliometrias produzidas no período e a análise de conteúdo com um panorama das características dos estudos, bem como, achados e sugestões para novos estudos.
A análise de citações e cocitações permitiu compreender como os pesquisadores do tema desenham sua ancoragem teórica a partir de quatro clusters, indicando a imersão social e a construção de redes coétnicas, bem como, a sociologia econômica como principais bases para a construção de novos avanços teóricos. A análise de conteúdo, demonstrou como os estudos bibliométricos se complementam indicando intersecções em: gênero, construção de redes, recursos, financiamento, política internacional (refugiados), políticas públicas, etnicidade, mercado étnico, marginalização e preconceito.
Kloosterman, R. C. (2010). Matching opportunities with resources: A framework for analysing (migrant) entrepreneurship from a mixed embeddedness perspective. Entrepreneurship and Regional Development, 22(1), 25-45. doi: https://doi.org/10.1080/08985620903220488
Vershinina, N., & Rodgers, P. (2019). Migration, enterprise and society. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 25(5), 774-779. doi: doi.org/10.1108/IJEBR-08-2019-818