Resumo

Título do Artigo

Evidências do Produtivismo na Produção Acadêmica da Administração Brasileira
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Palavras Chave

avaliação do professor
avaliação da pós-graduação
pesquisa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Geraldo Magela Jardim Barra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Departamento de Administração e Ciências Contábeis (DECAC)
2 - Edson Antunes Quaresma Júnior
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Ibirité \ Filiado também ao PROFEPT do IFNMG

Reumo

Este artigo demonstra o contexto de tensão entre o espaço ocupado por produções externas e nacionais, que se desdobra desde os sistemas avaliativos dos sistemas educacionais até a transplantação de métodos gerenciais importados nos trabalhos de consultoria dos administradores, passando pela busca por “internacionalizar” as publicações nacionais e que foi laicizado durante o momento de industrialização do Brasil e se mantêm devido a práticas gerencialistas que consideram a performance acadêmica baseada em pontuações analisadas por meio das avaliações educacionais e rankings acadêmicos.
A questão que direciona este ensaio teórico trata sobre a existência de evidências do produtivismo acadêmico no campo da Administração. O objetivo deste ensaio teórico foi elencar elementos que os autores da área de administração identificam como relevantes para a emergência do produtivismo. Busca-se, neste sentido, analisar o contexto histórico em que pesquisadores brasileiros foram influenciados para a prática do produtivismo acadêmico. Busca-se, também, apontar novos caminhos para evitar que esta prática seja cada vez mais consolidada no país.
A produção acadêmica e sua relação com a avaliação educacional nos cursos de pós-graduação em Administração no Brasil têm sido uma preocupação de acadêmicos (ROSA, 2008, ALCADIPANI, 2011; BERTERO et al., 2013; WOOD JR, e COSTA, 2015; XAVIER e BARROS, 2017; LAZZARINI, 2017; WOOD JR. e SOUZA, 2017; WOOD JR, 2019). Estudos tenham sido realizados sobre o produtivismo acadêmico em Administração (MARQUES DE MELLO et al., 2009; NETTO MACHADO; BIANCHETTI, 2011; ALCADIPANI, 2011; FARIA, 2011; FREITAS, 2011; GODOI; XAVIER, 2012; IMASATO et al., 2017; SILVA, 2019, DE LIMA, 2020).
Além do rigor científico, a relevância é um fator fundamental para prover valoração nos estudos. O conceito de citação possa ser uma possibilidade para este ponto. No entanto, há riscos de possíveis perdas dessa perspectiva. Há uma discussão recente sobre o uso de novos formatos de avaliação educacional na pós-graduação baseado em número de citações. Tal concepção possa mensurar de forma mais adequada do que o modelo atual por contribuir para os fatores de relevância científica. É importante pensar na elaboração de políticas públicas orientadas para a formação de pesquisadores em Administração
Os trabalhos analisados demostram uma tensão entre o espaço ocupado por produções externas e nacionais, que se desdobram desde os sistemas avaliativos dos sistemas educacionais até a transplantação de métodos gerenciais importados nos trabalhos de consultoria dos administradores, passando pela busca por “internacionalizar” as publicações nacionais. A tendência pelo produtivismo parece ter se ampliado durante o momento de industrialização do Brasil, que interferiu no contexto em que as construções teóricas mais profundas eram produzidas dentro dos cursos de administração.
A produção acadêmica e sua relação com a avaliação educacional nos cursos de pós-graduação em Administração no Brasil têm sido uma preocupação de acadêmicos (ROSA, 2008, ALCADIPANI, 2011; BERTERO et al., 2013; WOOD JR, e COSTA, 2015; XAVIER e BARROS, 2017; LAZZARINI, 2017; WOOD JR. e SOUZA, 2017; WOOD JR, 2019). Estudos tenham sido realizados sobre o produtivismo acadêmico em Administração (MARQUES DE MELLO et al., 2009; NETTO MACHADO; BIANCHETTI, 2011; ALCADIPANI, 2011; FARIA, 2011; FREITAS, 2011; GODOI; XAVIER, 2012; IMASATO et al., 2017; SILVA, 2019, DE LIMA, 2020).