Teoria da Construção de Carreira
Trabalho Docente
Pandemia
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Formação do Professor e Pesquisador
Autores
Nome
1 - Vanessa Carla de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
2 - Priscilla de Oliveira Martins da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento do Curso de Administração
Reumo
A pandemia demandou medidas de contenção da doença, como o isolamento social. Nesse cenário para continuar atuando muitas organizações adotaram o Home Office. A educação também foi afetada por essa condição, tendo que adaptar as formas de trabalho através das aulas online. Assim, a tecnologia passou a fazer parte do contexto de trabalho dos docentes e a carreira passou a ser atrelada a ela. A Teoria da Construção de Carreira (TCC), entende a carreira como um processo em constante desenvolvimento. Este estudo utiliza a TCC para compreender as mudanças no trabalho docente na pandemia.
Como a imposição do ‘home office’ devido à pandemia afeta/afetou as atividades de trabalho dos docentes do ensino básico por uma perspectiva da Teoria da Construção de Carreira? Objetivo: compreender de que modo a imposição do ‘home office’ devido à pandemia afeta/afetou as atividades de trabalho dos docentes do ensino básico por uma perspectiva da Teoria da Construção de Carreira. Objetivos específicos: apresentar o trabalho docente durante a pandemia; identificar os aprendizados/adaptações realizados pelos docentes no trabalho; apontar os efeitos do ‘home office’ na carreira docente.
Durante a pandemia o Home Office foi uma alternativa de trabalho (Chiote et al., 2021). Definido como realização do trabalho fora da organização através de instrumentos tecnológicos.
O trabalho docente acompanha as mudanças sociais e tecnológicas (Dassoler & Lima, 2012). Assim, na pandemia os professores precisaram ministrar as aulas online (Chiote, et al., 2021).
A Teoria da Construção de Carreira é uma metateoria que lança um olhar atual sobre a carreira (Savickas, 2005). Dentre os conceitos utilizados estão: adaptabilidade de carreira, ciclo de carreira (longitudinal e transversal).
Este é um estudo qualitativo, descritivo, com professores do ensino básico de uma região metropolitana de um estado do Sudeste. A coleta dos dados foi feita por entrevista semiestruturada, caracterizado por possuir questões que são planejadas de forma a possibilitar a obtenção de informações sobre um determinado tema (Angrosino, 2007; Brinkmann, 2018). Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Segundo Colbari (2014) é um procedimento que se volta para a comunicação como meio de ultrapassar as incertezas e produzir dados que representem o fenômeno pela voz dos praticantes.
A análise dos dados resultou em dez categorias. Discutidas em seis tópicos, a saber: Descoberta da Carreira; O invisível do trabalho docente; Pandemia no ensino público versus privado; Participação familiar; Retorno ao trabalho e não a normalidade; A carreira docente a partir da pandemia. Essas demonstraram que a pandemia gerou resultados positivos e negativos para a carreira docente e para a educação. Destaca-se a inserção das plataformas digitais na educação e a discrepância no ensino público e privado, e a relevância da família no ensino na pandemia.
A pandemia e adoção do home office evidenciaram a necessidade de adaptabilidade de carreira por parte dos docentes na vivência dos ciclos de carreira. Isso porque foi necessário preparar-se e adequar-se as mudanças no mundo trabalho, conforme ilustra os quatro elementos da adaptabilidade: preocupação, controle, curiosidade e confiança. Como dito pelos participantes, ‘não dá para ficar parado’ é preciso planejar a trajetória profissional. São limitações do estudo: o número de respondentes das redes privadas e públicas e falta de professores de outras regiões ou diferentes fases de carreira.
Savickas, M. L. (2005). The theory and practice of career construction. Em S. D. Brown, & R.W. Lent, Career development and counseling: Putting theory and research to work (pp. 42-70). Haboken, N. J: Wiley.
Dassoler, O. B., & Lima, D. M. (2012). A Formação e a Familiarização Docente: IX ANPED SUL: seminário de pesquisa em educação da região sul.
Chiote, F. d., Soares, L. P., & Galvão, A. C. (2021). Educação Infantil em Tempos de “ensino” e Trabalho remotos: o funcionamento do centro de educação infantil CRIARTE/Ufes.