Orientação para o Marketing Interno
Orientação para o Mercado
Desempenho Organizacional
Área
Marketing
Tema
Varejo, Omni-Channel, Serviços, Franquia e B2B
Autores
Nome
1 - Tatiana carneiro Brígido UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Unifor
2 - Jose Sarto Freire Castelo UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de pos-graduação acadêmico
Reumo
Segundo Kohli e Jaworski (1990), uma empresa que pratica a concepção de marketing em suas atividades e negócio possui uma orientação para o mercado. Essa orientação estratégica com o objetivo de conquistar um maior desempenho organizacional está ligada a alguns resultados como uma melhor qualidade dos serviços, satisfação laboral, inovação e comprometimento dos funcionários. Dessa forma, percebe-se que a orientação para o marketing interno impacta tanto internamente como externamente, na procura por satisfazer os clientes, levando assim a um maior e melhor desempenho por parte da organização.
A orientação para o mercado é impactada pelo marketing interno e o desempenho organizacional na percepção dos colaboradores? Para responder este intento, o estudo vai analisar se os antecedentes marketing interno e desempenho organizacional impactam na orientação para o mercado na percepção dos colaboradores no caso da empresa de saneamento.
Nesta seção, serão apresentados os construtos orientação para o mercado definidos por Kohli e Jaworski (1990) e Narver e Slater (1990), orientação para o marketing interno por Berry (1981) e Grönroos (1981) e outros e desempenho organizacional estudados por Narver e Slater (1990), Ruekert (1992), Day (2001) e outros, bem como a narração para a formulação das três hipóteses do modelo proposto a partir da revisão da literatura.
Pesquisa exploratória para identificar teorias e modelos de Orientação para o Mercado, Orientação para o Marketing Interno e Desempenho Organizacional de Kohli e Jaworski (1990) e Lings e Greenley (2005) e Desempenho de Mercado de Melewar e Gupta (2006) com uso da escala Likert de 5 pontos aplicado on-line a uma amostra não probabilística de 357 respondentes. Verificou-se a normalidade dos dados, e também a multicolinearidade das variáveis observadas com uso da técnica de MEE por meio do Smart Pls 3 para a interpretação das relações estruturais do modelo proposto (HAIR et al., 2017).
As três hipóteses propostas a partir da revisão da literatura tiveram efeito positivo significante com coeficiente de correlação e valor de t superior a 1,96. Ou seja, Hipótese 1 - O marketing interno impacta positivamente na orientação para o mercado. Hipótese 2 - O marketing interno impacta no desempenho organizacional e Hipótese 3 - O desempenho organizacional impacta na orientação para o mercado suportadas pelos autores estudados.
O modelo estudado traz contribuições teóricas e empíricas, evidenciando, que, quanto mais a organização possui práticas de marketing interno, maior é a orientação para o mercado desta empresa, e igualmente, quando a organização implementa práticas de marketing interno, seu desempenho organizacional cresce e por fim quanto maior o desempenho organizacional, maior é a orientação para o mercado da empresa.
HAIR JR, Joseph F. et al. Advanced issues in partial least squares structural equation modeling. saGe publications, 2017. KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. J. Market Orientation: The Construct, Research Propositions, and Managerial Implications. Journal of Marketing. April, V. 54, p. 1-18, 1990. LINGS, I.; GREENLEY, G. Measuring Internal Market Orientation. Journal of Service Research, 7, 3, 290-304, 2005. NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The Effect of a Market Orientation on Business Profitability. Journal of Marketing. October, 1990; Vol. 54, pg.20-35, 1990.