Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E ECONÔMICO DE APICULTORES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação Social
Apicultura
Desenvolvimento

Área

Agribusiness

Tema

Sustentabilidade nas Cadeias Agrícolas

Autores

Nome
1 - Kelly Carmo
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Belo Horizonte
2 - Helena Belintani Shigaki
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Para Gentil e Ferreira (2019), as empresas têm consciência do seu papel social perante seus stakeholders e estão atentas e dispostas a deixarem para as gerações subsequentes uma herança positiva, embasadas em iniciativas socioambientais que extrapolem a promoção da qualidade de vida no sentido de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades. As organizações devem adotar comportamentos universalmente aceitos, destacando-se um maior envolvimento nas comunidades em que estão inseridas.
Este estudo buscou responder à seguinte questão norteadora da pesquisa: Quais são as contribuições de um projeto social de incentivo à apicultura para o desenvolvimento humano e econômico de apicultores? Com o objetivo de identificar e analisar os impactos do projeto social de incentivo à apicultura no desenvolvimento humano e econômico dos apicultores.
O estudo se fundamenta com base nas teorias: Responsabilidade Social Empresarial, vinculado à ética nas ações e relações com os stakeholders com os quais a empresa interage; Investimento Social Privado, como o direcionamento de recursos privados para projetos e ações sociais; Desenvolvimento humano, com discussão sobre bem-estar e qualidade de vida e; Desenvolvimento Econômico, considerando o processo de mudança do comportamento social de uma população frente aos novos parâmetros culturais.
Foi realizado um estudo de caso, de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas oito entrevistas em profundidade com os apicultores, analisadas por meio de análise de conteúdo. A unidade de análise deste artigo foi um projeto social de geração de renda, tendo como fulcro a apicultura, implantado por uma empresa de reflorestamento de eucalipto em 2004, na unidade Florestal, em Minas Gerais.
Os resultados revelam mudanças significativas no desenvolvimento da atividade apícola em decorrência da ampliação do conhecimento, do aprimoramento de técnicas e de acesso a áreas de reflorestamento para a instalação dos apiários, que foram fatores decisivos para a manutenção da atividade no município e para a consecução do objetivo de gerar renda.
Diante dos resultados obtidos a partir deste estudo, o projeto social de incentivo à apicultura pode ser considerado uma iniciativa de responsabilidade social da empresa, levando-se em conta que propõe ações capazes de estimular o desenvolvimento individual e coletivo no território em que está instalada, considerando todos os envolvidos, numa dimensão econômica, ambiental e social. O projeto proporcionou o desenvolvimento humano e econômico dos participantes, impactando positivamente sua qualidade de vida e as tomadas de decisões sobre o seu futuro.
Gentil, D., & Ferreira, G.T.C. (2019). Como as Empresas Integrantes da Carteira ISE Avaliam o Retorno do Investimento Social Privado. Revista Organizações em Contexto, 15(29), 97-123. Sánchez, J.R. (2019). Desenvolvimento e qualidade de vida. Uma perspectiva crítica do pensamento de Amartya Sen. Aletheia. Revista Contemporânea de Desenvolvimento humano, Educacional e Social, 11(2), 107-126. Jones, S.L, Jones, H.R., & Thrasyvoulou, A. (2011). Disseminating research about bee products. Journal of ApiProduct and ApiMedical Science, 3(3), 105-116.