Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS FATORES QUE IMPACTAM A ACEITAÇÃO E O USO DO BUSINESS INTELLIGENCE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inteligência de negócio
Tomada de decisão
Modelo UTAUT

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Marcelle Montenegro de Almeida Lima
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - João Pessoa
2 - Gregório Marcelo Neto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ) - João Pessoa
3 - Ana Caroline Salviano Ramos
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - UBTech Business
4 - Elaine de Lima Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I

Reumo

Apesar dos investimentos destinados ao Business Intelligence e das contribuições que ele pode proporcionar, ainda há gestores que optam por tomar decisões baseadas no feeling. Algumas empresas ainda mantêm suas decisões baseadas na experiência e na intuição (FERREIRA, 2018; LIMA; GARCIA, 2021). Destarte, uma pesquisa realizada por Barbieri (2020) identificou alguns desafios relacionados ao BI, entre eles, a falta de percepção dos usuários sobre a importância da tomada de decisão baseada em dados e o baixo conhecimento dos gestores acerca de como o BI pode contribuir com a empresa.
Diante desse contexto de desafios para a utilização do BI, apresenta-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os fatores que impactam a aceitação e o uso do Business Intelligence nas organizações? Para responder a esse questionamento, o estudo buscou analisar os fatores que impactam a aceitação e o uso do BI.
Uma cultura de tomada de decisão orientada a dados precisa ser incorporada em todos os níveis da organização para que as pessoas não confiem apenas em seus instintos para tomar importantes decisões de negócios (LEITE, 2018; AWASTHI; PANDITA, 2019). A tomada de decisão baseada em dados pode acontecer com a ajuda do BI, mas cabe ressaltar que os benefícios do BI podem ser plenamente percebidos quando as informações fornecidas por ele são totalmente incorporadas às rotinas dos tomadores de decisão (GRUBLJEŠIČ; JAKLIČ, 2015).
A pesquisa possui natureza qualitativa por explicar comportamentos e atitudes, estabelecendo as relações de suas variáveis para que se encontre uma visão ampla da situação proposta no estudo (CRESWELL, 2007). O roteiro da entrevistada utilizou-se das categorias propostas pelo modelo UTAUT de Venkatesh et. al. (2003). As categorias que foram utilizadas de maneira qualitativa são: expectativa de desempenho, expectativa e esforço, influência social e condições facilitadoras. . Esses fatores foram utilizados como categorias da pesquisa, adequando-se ao uso do BI em ambiente corporativo.
Os resultados apresentados e analisados apontam que algumas empresas precisam melhorar os investimentos em BI para oferecer o suporte adequado aos usuários, constatação também apontada por (BEZERRA; SIEBRA, 2015). Destaca-se que os resultados evidenciam empiricamente, a partir das experiências reveladas pelos entrevistados, o modelo proposto por Venkatesh (2003) no que diz respeito aos construtos influenciadores da intenção comportamental e do uso real da tecnologia e, neste estudo, reflete a aceitação e o uso do Business Intelligence.
Em relação ao objetivo do estudo, analisar os fatores que impactam a aceitação e uso do BI, os resultados analisados a partir da percepção dos sujeitos da pesquisa evidenciam que as categorias expectativa de desempenho, expectativa de esforço e influência social influenciam a aceitação e determinam a intenção do comportamento de uso do BI e, junto às condições facilitadoras, influenciam o uso do BI. Também foi possível demonstrar que ainda há algumas dificuldades e desafios relacionados à cultura das organizações e aos investimentos para apoio ao usuário.
AWASTHI, A. M.; PANDITA, D. Role of business intelligence and analytics: analysis of data driven decision. International Journal of Innovate Technology and Exploring Engineering, v. 8, n.12, p. 1506-1510, 2019. GRUBLJEŠIČ, T.; JAKLIČ, J.. Conceptualization of the business intelligence extended use model. Journal of Computer Information Systems, v. 55, n. 3, p. 72-82, 2015. VENKATESH, V. et al. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS quarterly, v.27, n.3, p. 425-478, set. 2003.