Resumo

Título do Artigo

Fatores Críticos de Sucesso para a Implementação de Cloud ERP em PMEs: uma revisão sistemática
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cloud ERP
Fatores Críticos de Sucesso
Pequenas e Médias Empresas

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Leonardo Moro Barbieri
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre - RS
2 - Michele Kremer Sott
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
3 - Jefferson Marlon Monticelli
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A transformação digital tem modificado processos de negócio e operações de organizações do mundo todo. As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) têm cada vez mais usado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como catalisadoras para obter vantagem competitiva. Neste contexto, o Cloud ERP tem ganhado destaque ao auxiliar na integração dos processos de negócios de forma dinâmica. Apesar do potencial dos ERPs em nuvem, sua implementação é um processo complexo que envolve muitos Fatores Críticos de Sucesso.
Este estudo explora o seguinte problema de pesquisa: quais os Fatores Críticos de Sucesso que influenciam a implementação de Cloud ERP por PMEs? Para responder o problema, foi definido o seguinte objetivo de pesquisa: identificar através de uma revisão sistemática da literatura os Fatores Críticos de Sucesso que influenciam a implementação de Cloud ERP em PMEs, classificando-os em fatores tecnológicos, organizacionais e ambientais.
Nos últimos anos o Cloud ERP tornou-se uma alternativa notável frente às tradicionais soluções de ERPs instalados localmente, uma vez que pode ser mais facilmente adaptado às necessidades do usuário e da organização (GUPTA et al., 2018). No entanto, para obter as vantagens de um ERP em nuvem, as organizações precisam passar pelo complexo processo de implementação do software. Uma forma de facilitar a implementação é conhecendo os Fatores Críticos de Sucesso. Estes fatores representam as áreas ou processos estratégicos que podem impactar o resultado da organização (NGAI et al., 2008).
Os altos níveis de falha na implementação do Cloud ERP exigem uma melhor compreensão dos processos organizacionais, a fim de atenuar os problemas e, se possível, eliminar a possibilidade de implementações malsucedidas. Foram identificados 12 fatores tecnológicos, 8 fatores organizacionais e 8 fatores ambientais que, em diferentes níveis, são críticos para a implementação de Cloud ERP em PMEs. Fatores como compatibilidade do sistema, segurança de dados e influência da alta administração se destacaram. O controle do governo e a vantagem relativa também apontaram grande influência.
Devido à tendência crescente do uso de tecnologia e a necessidade de competir em mercados globais, a adoção de novas tecnologias tem se tornado essencial para as empresas. Neste sentido, os serviços baseados em nuvem tornaram-se a escolha preferida das PMEs, por possuírem um custo inferior ao ERP tradicional e atenderem as necessidades tecnológicas de maneira satisfatória. Ao elencar os Fatores Críticos de Sucesso é possível priorizar aqueles que merecem mais atenção durante o processo de implementação de ERPs em nuvem.
NGAI, Eric WT; LAW, Chuck CH; WAT, Francis KT. Examining the critical success factors in the adoption of enterprise resource planning. Computers in industry, v. 59, n. 6, p. 548-564, 2008. GUPTA, Shivam et al. Organizational, technological and extrinsic factors in the implementation of cloud ERP in SMEs. Journal of Organizational Change Management, 2018.