Resumo

Título do Artigo

O MODELO DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL APLICADO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO: Uma Análise Comparativa Entre o ISE e o Ibovespa
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Modelo de Negócio Sustentável.
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3).
Índice Ibovespa B3.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - ANDREZA RODRIGUES DE ARAÚJO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
2 - Miriam Karla Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró

Reumo

Com a expansão da sustentabilidade empresarial, as empresas viram-se diante de uma nova perspectiva no modo de gerir os seus negócios e a partir disso, adotaram esse contexto como uma oportunidade estratégica no mercado. Para divulgar essas práticas sustentáveis viu-se a necessidade de criar relatórios e índices de sustentabilidade, no contexto brasileiro, as empresas de capital aberto possuem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3).
Qual o impacto do modelo de negócio sustentável no mercado de ações de empresas brasileiras de capital aberto, por meio de uma análise comparativa entre o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e o Índice Ibovespa B3 entre o período de 2009 à 2019? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é avaliar o impacto do modelo de negócio sustentável no mercado de ações de empresas brasileiras de capital aberto, por meio de uma análise comparativa entre o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e o Índice Ibovespa B3 entre o período de 2009 à 2019.
Frente às mudanças supracitadas, legislações e planos de ação global que se intensificaram ao longo do tempo para assegurar a implantação do desenvolvimento sustentável nas empresas, a sustentabilidade passou a ser cada vez mais mencionada pelos gestores brasileiros e como consequência viu-se a oportunidade de incluí-la nas estratégias organizacionais. Para a divulgação dessas ações sustentáveis foram criados os relatórios e indicadores de sustentabilidade (LOUREIRO, 2015). As empresas brasileiras de capital aberto, contam com o apoio do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3).
Para tanto, adotou-se uma abordagem quantitativa, com uma amostra composta por empresas brasileiras de capital aberto que compõem a carteira do ISE (n=382) e a carteira do Ibovespa (n= 674) no período de 2009 à 2019.
Nesta parte, são apresentados os resultados obtidos no estudo, assim, utilizando-se de dados descritivos tabulados nos softwares Excel® e Jasp® versão 04, procurou-se realizar comparações entre os índices ISE e Ibovespa a partir dos valores das variáveis definidas na pesquisa.
Os resultados apontaram que apesar dos resultados positivos apresentados pelo ISE dentro do período analisado, ainda não é possível defini-lo como superior ao Ibovespa e nem tão pouco que as empresas que aderem à sustentabilidade possuem uma vantagem maior no mercado de ações brasileiro.
AGUIAR, M. S. de. Determinantes da adoção da responsabilidade socioambiental corporativa: estudos de caso em companhias brasileiras de capital aberto. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP, 2017. AGUSTINI, C. A. Di et al. Avaliação de impacto da escala econômica na dimensão ambiental das empresas do ISE da BM & FBOVESPA conforme parâmetros da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 10.165). Gestão & Produção, v. 22, p. 96-106, 2015.