Sustentabilidade Corporativa
Modelos de Maturidade
Práticas de Sustentabilidade
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa
Autores
Nome
1 - Julio Cezar Arias UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Jardim Botânico
2 - Bárbara Galleli UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração
3 - Jeferson Silva Henrique UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
4 - Artur Morgan UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico
Reumo
A sustentabilidade mostra-se uma preocupação constante e um fator relevante na sociedade e nas organizações. Nesta linha, este artigo considera os aspectos sustentáveis aplicados às empresas e os analisa sob a perspectiva dos Modelos de Maturidade. Estes surgem como instrumentos de comparação do desempenho organizacional e têm sido utilizados para avaliar o progresso das empresas em relação à sustentabilidade. Assim, ao analisar quatro empresas, Hering, Lupo, Malwee e Renner, busca-se compreender como práticas de Sustentabilidade Corporativa são manifestadas a partir do modelo de maturidade.
De que forma as práticas de Sustentabilidade Corporativa são manifestadas no setor da moda brasileira, a partir de um modelo de maturidade da sustentabilidade corporativa? A fim de respondê-lo, foi conduzida uma pesquisa documental qualitativa, considerando quatro das principais empresas do setor no Brasil: Hering, Lupo, Malwee e Renner, com o objetivo de compreender a manifestação das práticas de sustentabilidade corporativa em empresas do setor da moda brasileira, a partir de um modelo de maturidade da sustentabilidade corporativa.
O progresso na sustentabilidade corporativa é um esforço empresarial baseado em metas e estratégias que devem ser traduzidas em práticas (Schaltegger et al., 2012). Os Modelos de Maturidade são estruturas conceituais que contribuem com a sustentabilidade e indicam o estágio de desenvolvimento e aplicação de iniciativas sustentáveis. O estudo baseia-se no modelo proposto por Baumgartner e Ebner (2010), o qual trata-se de um modelo de maturidade para a sustentabilidade corporativa, com o objetivo de apresentar aspectos específicos para implementação das práticas sustentáveis nas organizações.
Baseado nos níveis de maturidade e nos aspectos apresentados por Baumgartner e Ebner (2010), observa-se que os relatórios incorporam questões de praticamente todos os aspectos descritos pelo modelo de maturidade da sustentabilidade corporativa. Existentes em menor ou maior grau e em diferentes níveis de maturidade, as práticas empresariais sustentáveis reforçam o comprometimento das organizações da indústria da moda, em termos de sustentabilidade corporativa.
O estudo objetiva compreender a manifestação das práticas de sustentabilidade corporativa em empresas do setor da moda brasileira, a partir de um modelo de maturidade da sustentabilidade corporativa. Os resultados demonstraram que as empresas analisadas estão praticando ações de sustentabilidade, porém estas empresas ainda não atingiram os maiores níveis de maturidade, de acordo com o modelo de maturidade utilizado. E neste sentido, contribui demonstrando exemplos de como as organizações podem identificar, mensurar e avaliar suas ações para a sustentabilidade.
Baumgartner, R. & Ebner, D. (2010). Corporate Sustainability Strategies: Sustainability Profiles and Maturity Levels. Sustainable Development. 18(2).
Hepper, E. L., Souza, O. T. de, Petrini, M. de C., & Silva, C. E. L. e. (2017). Proposição de um modelo de maturidade para sustentabilidade corporativa. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, 39(1), p. 43-53.
Kozlowski, A.; Searcy, C.; Bardecki, M. (2015). Corporate sustainability reporting in the apparel industry: An analysis of indicators disclosed. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 64, n. 3, p. 377–397.