Resumo

Título do Artigo

Itinerário formativo docente em Programas de Pós-graduação (PPG’s) em Administração: uma revisão sistemática da literatura
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Palavras Chave

formação docente
Pós-graduação em Administração
Revisão Sistemática da Literatura

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Heudja Santana Varela Ribeiro de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus 1
2 - Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A pós-graduação em Administração vem expandindo nos últimos anos juntamente com o crescimento dos cursos de graduação. Isso resulta em demandas por novos docentes. Percebe-se que a discussão sobre os aspectos da formação no contexto da pós-graduação não é algo tão recente, mas que ela ainda se perpetua da mesma forma atualmente. A pós-graduação assume a função de formar docentes e isso acaba por refletir sobre o desequilíbrio entre ensino e pesquisa. Isso é refletido inclusive, com o fato de que o produto do mestrado/doutorado é uma dissertação/tese
A Revisão Sistemática da Literatura proposta busca identificar estudos acerca do cenário da pós-graduação stricto sensu em Administração no que diz respeito a formação docente. Dessa forma, a questão de pesquisa para a realização da RSL foi: o que já foi abordado na literatura sobre o itinerário de formação docente no contexto da pós-graduação em Administração?
O itinerário formativo docente recai sobre 2 grandes aspectos: políticas de formação docente e disciplinas na estrutura curricular. As políticas de formação ainda são escassas dentro do contexto da Administração recaindo em ações bastante pontuais e que não geram impactos expressivos. Já em relação as disciplinas teóricas - que não aparecem em todos os contextos - os estudos também são pontuais resultando num enfoque maior para o estágio docência que é obrigatório para bolsistas
A pesquisa recai sobre um baixo número de artigos mostrando que a temática, apesar de relevante, ainda é pouco estudada no cenário nacional. Os estudo selecionados são de características qualitativas utilizando-se de entrevistas e análise documental. Os resultados apontam para uma discussão acerca das políticas de formação docente, as disciplinas teóricas do eixo temático de formação docente e para o estágio docência.
Percebe-se que mesmo a pós-graduação já tendo sua trajetória com bons anos de existência e essa preocupação ser anterior aos anos de 2010, todos os estudos selecionados foram a partir do ano de 2011, ressaltando que não fui utilizado nenhum filtro temporal em nenhuma das buscas nas bases. Mesmo os artigos estando “espalhados” durante essa década e não tendo um padrão de crescimento, percebe-se que é uma temática que foi se mostrando relevante tendo publicações até o ano de 2021.
PATRUS, R.; LIMA, M. C. A formação de professores e de pesquisadores em Administração: contradições e alternativas. Revista Economia e Gestão. v.14, n.34, p.4-29, 2014. SILVA, A. B.; COSTA, F. J. da. Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista Economia e Gestão. v.14, n.34, p.30-57, 2014.