Resumo

Título do Artigo

BLOCKCHAIN E CONTABILIDADE: QUAIS AS TEMÁTICAS ABORDADAS NAS PESQUISAS?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Blockchain
Contabilidade
Revisão Sistemática de Literatura

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Daniel Luiz de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
2 - Giseli Pereira Sarmento da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGCONT
3 - Fernanda da Silva Momo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
4 - Romina Batista de Lucena de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Economia

Reumo

A área contábil, assim como as demais áreas que permeiam o desenvolvimento econômico mundial, tem presenciado perturbações com o surgimento e avanço cada vez mais acelerado de novas tecnologias (Pan & Seow, 2016). Apresentando-se como mais uma destas tecnologias disruptivas e como uma solução para trocas entre usuários sem a necessidade de intermediação de terceiros, surge a tecnologia Blockchain, em 2008, destacando-se como um método de realização de transações eficiente (Buterin, 2014), tendo o potencial para ser um divisor de águas em vários segmentos, inclusive no setor contábil.
Visando analisar sob qual ótica encontra-se a agenda de pesquisa no que tange à Blockchain e contabilidade, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as temáticas estão sendo trabalhadas nas pesquisas em Blockchain direcionadas à área contábil? Para isto, define-se como objetivo deste estudo, analisar as temáticas que estão sendo trabalhadas nas pesquisas em Blockchain direcionadas à área contábil.
A tecnologia Blockchain surgiu em 2008, originada no paper “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”, propondo uma solução efetiva para o problema da falta de confiança em transações online (Nakamoto, 2008). Desde o seu surgimento, muito tem se falado na aplicação da tecnologia Blockchain e em sua capacidade de mudar fundamentalmente o setor financeiro. Porém, o impacto da tecnologia Blockchain vai muito além de apenas neste setor, abrangendo qualquer negócio que atue ou dependa de um intermediário entre duas partes para funcionar (Hughes et al., 2019).
Trazendo a reflexão para a amostra selecionada, percebe-se claramente a ausência de artigos mais técnicos, sendo predominante publicações com cunho teórico, visando explorar as características da tecnologia Blockchain de forma conceitual. Diversos são os artigos que destacam as principais propriedades que emergem junto à tecnologia como segurança, transparência, imutabilidade e descentralização. Porém, raras são as publicações que fazem menção a soluções práticas, explicadas em sua totalidade, para que o leitor de fato entenda como a Blockchain pode impactar a área contábil.
Este estudo teve como objetivo analisar as temáticas que estão sendo trabalhadas nas pesquisas em Blockchain direcionadas à área contábil, através de uma revisão sistemática de literatura. Com uma amostra final de 51 publicações considerados os temas propostos e o período de 2008 a 2021, foi possível identificar as principais temáticas abordadas. Foram criadas quatro categorias, inspiradas nas principais correntes de pensamento identificadas, são elas: ecossistema, sistemas de informações contábeis, a profissão contábil e de auditoria e a preocupação com os currículos acadêmicos.
Buterin, V. (2014). Ethereum white paper: A next-generation smart contract and decentralized application platform; Hughes, A., Park, A., Kietzmann, J., Archer-Brown, C. (2019). Beyond Bitcoin: What Blockchain and distributed ledger technologies mean for firms. Business Horizons, 62(3), 273–281; Nakamoto, S. (2008). Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System (Cryptographic Mailing List, 9); Pan, G., Seow, P. (2016). Preparing accounting graduates for digital revolution: A critical review of information technology competencies and skills development. Journal of Education for Business, 91(3).